segunda-feira, 16 de maio de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA - LEI 11.645/08

Cacique Marcos Xukuru conclama o povo: "Digo ao povo que avance"!

PROFESSORES DA ESCOLA JOHN KENNEDY PARTICIPARÃO DA XI ASSEMBLEIA XUKURU DO ORORUBÁ NESTA SEXTA-FEIRA (20.05)EM CIMBRES/PESQUEIRA-PE


Dando sequência ao trabalho iniciado em 2009, com o estudo e ensino acerca da temática indígena em sala de aula, durante todo o ano letivo, os professores de nossa escola participarão da XI Assembleia Xukuru do Ororubá, evento que acontece anualmente, onde se discute questões de cunho social e político, visando melhorias para a vida do povo Xukuru de modo geral. Neste evento também se realiza uma missa em memória do Cacique Xicão, assassinado em 1998  a mando de fazendeiros, na luta pela posse da terra, e uma marcha em forma de protesto, da Aldeia São José até o Bairro Xukurus, onde Xicão foi alvejado por vários disparos.

A participação neste evento proporciona uma experiência ímpar para os professores, uma vez que têm a oportunidade de presenciar e vivenciar juntamente com um dos povos indígenas do nordeste, uma de suas formas de organização e luta, possibilitando maior e melhor compreensão do contexto sociopolítico e cultural destes povos.

A aula de campo para professores tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Gravatá-PE, na pessoa da secretária, Sra. Maria Dapaz e da secretária adjunta Maria José, a quem agradecemos de todo coração, a prontidão em atender nosso pedido,  reiterando nosso compromisso em fazer uma educação de qualidade. Vocês têm nosso apoio irrestrito para isso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário