quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MOSTRA CULTURAL PROPORCIONOU REFLEXÕES E TROUXE APRENDIZAGEM!



TEMAS ATUAIS E CONTUNDENTES PROPORCIONARAM UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSO PLANETA, COM O MEIO-AMBIENTE E COM NOSSA PRÓPRIA VIDA (Presente e Futuro)!


O tema e os subtemas apresentados na 3ª Mostra Cultural, realizada ontem (30) em nossa escola, cumpriu com missão que é proposta pela educação provocar a reflexão, para mudar comportamentos e ações.

Da Educação Infantil à 4ª série, os alunos discutiram questões que têm impacto direto em nossas vidas, com a preservação e conservação do meio ambiente do qual fazemos parte e dependemos totalmente. E, não estamos falando apenas do desmatamento da Amazônia ( não por falta de relevância) mas,  de questões que estão bem mais próximas de nós, como a poluição do nosso Rio Ipojuca, que diariamente recebe toneladas de lixo e dejetos, jogados pelos próprios moradores da cidade. As 2ª séries, das Professoras Madalena e Silvinha apresentaram fotos e até maquete do trecho do rio que corta a cidade, e fizeram um alerta para os problemas causados pela poluição do rio.

A reciclagem e reutilização de produtos plásticos, metais e papel foi o destaque das 1ª séries, com as professoras Ana Marta, Emanuelle e Vanusa. Os alunos confeccionaram vários brinquedos com garrafa-pet e caixas de papelão. Um luxo, do que seria simplesmente lixo.

Outra questão de extrema importância foi apresentada pelas 4ª séries A e B, das professoras Nadilma Vieira e Sunamita Oliveira, respectivamente. Os alunos abordaram a questão alimentar como um grande problema ambiental, destacando a agricultura orgânica do distrito de São Severino, aqui em Gravatá, e o ainda polêmico cultivo de transgênicos.

A 4ª série B desafiou: "O que você come pode salvar o planeta". Com este slogan, a turma discutiu acerca da reciclagem de alimentos, através da elaboração de receitas alternativas, com o aproveitamento total de cascas, talos e folhas de vegetais, que são até mais nutritivos do que certas hortaliças, em alguns casos. O aproveitamento integral dos alimentos é uma forma inteligente de evitar o desperdício. Uma questão polêmica apresentada pelos estudantes foi sobre o consumo de carne de boi, que tem contribuindo com o aquecimento global e a derrubada de matas (ver tabela abaixo).
Os alunos e alguns visitantes puderam ainda se deliciar com o Bolo de Casca de Banana, Bolo de Cenoura e Bolinho de chuva com Aveia. Cada receita mais saborosa que a outra, além de nutritivas, elaboradas pela Professora Sunamita Oliveira.
 
Veja as imagens:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário