quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

POESIA NA VOLTA AS AULAS



ALUNOS DA 4ª SÉRIE INICIAM O ANO DESCOBRINDO O GÊNERO POESIA, SE PREPARANDO PARA A OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Dentro da perpectiva do projeto: "A leitura do mundo e o mundo da leitura", os alunos da 4ª série B começaram descobrindo o encantamento da poesia. A primeira delas foi "Ou isto ou aquilo" da escritora de Literatura Infanto-Juvenil Cecília Meireles.

Os alunos receberam a poesia cortada em tiras, com a missão de montar o texto na ordem correta, embora ainda não tivessem conhecimento a respeito desta sequencia. Reunidos em grupos, eles assim procederam.

Após o tempo determinado, foi solicitado pela professora que acompanhassem a leitura da poesia, da forma que foi escrita pela autora, e enumerassem as estrofes.

Um grupo se aproximou da ordem correta, com 04 acertos. Em seguida, todos anotaram a poesia, e realizaram uma leitura coletiva.

O próximo passo foi conhecer a Biblioteca da escola, e com ajuda da nossa bibliotecária, a Profª Roseli, os alunos puderam entrar em contato com outros autores do gênero poesia.

Os alunos escolheram um livro de poesia, com a missão de levar para casa, escolher a poesia de que mais gostou, a fim de apresentar para os colegas, amanhã, na sala de aula.

Teremos nosso primeiro Recital de Poesias!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário