quarta-feira, 31 de março de 2010

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO MÊS DE ABRIL

Nossa escola está com uma grande programação pedagógica para o mês de Abril, iniciando com a comemoração da Páscoa, que para nossos alunos será no dia 05.
A partir da segunda semana, a escola vivenciará atividades diversificadas e muito enriquecedoras, não só para os alunos, mas para toda comunidade escolar, com as diversas formas de leitura e de literatura.

Confira:

SEMANA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Profº Edvaldo Arlégo (à esquerda) com o também escritor Cassio Cavalcante
Foto: Internet


Dia 12 de Abril - Teatro
Local: Salão 3 S (manhã e tarde)
Participação: Teatro de Amadores de Gravatá - Profº Carlão (Teatro Ribalta)

Dia 13 de Abril - Contação de História
Local: Escola John Kennedy

Dia 14 de Abril - Cinema
Local: AABB (manhã e tarde)

Dia 15 de Abril - Apresentação musical
Local: Escola John Kennedy
Participações Especiais: Paulo Taciano (manhã) e Tavinho (tarde)

Dia 16 de Abril - Encontro com o escritor e Feira de Livros
Local: Escola John Kennedy
Convidados especiais: Profº Edvaldo Arlego e Profª Marileide Tavares - escritores de Literatura Infanto-juvenil

CURRÍCULO DO ESCRITOR:

Edvaldo Arlégo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Edvaldo Arlégo Marques da Silva (Recife, 9 de agosto de 1939) é um historiador, escritor, filósofo, músico, artista plástico e poeta brasileiro, com mais de uma centena de livros publicados em três vertentes: literatura infanto-juvenil, auto-ajuda e história regional.


Estudou no Salesiano, no Colégio Comercial Guararapes e na UNICAP, onde diplomou-se em 1970. Lecionou em vários colégios do Grande Recife e na UNICAP. Em 1972, deixou a sala de aula para se dedicar ao trabalho na CHESF, onde atuou por 28 anos, e aposentou-se em seguida para se dedicar exclusivamente à literatura.

Pai de 7 filhos legítimos e 8 adotivos, é casado com a também escritora Marileide Tavares há 50 anos. Tem 16 netos. De sua prole são escritores a filha Terezina Ramos, os filhos Jhosé Rhibamar Arlégo e Edmar Arlégo, e os netos Rafael Alcântara e Thays Cavvalcanti.

Fundou em 1982 as Edições Edificantes, editora dedicada a livros paradidáticos.

É patrono de duas bibliotecas de colégios no Recife e em Camaragibe.

Livros Publicados:

  • Diálogos no picadeiro da vida [1]
  • Tição e Preguinho
  • Gabriel, um sonho de aventura
  • Recife, um álbum de família [2]
  • Recife de ontem e de hoje [1]
  • Ei, pessoal! Vamos conhecer o Recife [3]
  • Olinda, história, arte e cultura
  • Olinda, patrimônio natural e cultural da humanidade
  • Olinda, traços do passado
  • Assombrações do Recife
  • História do Recife [4]
  • Holandeses no Nordeste
  • Odisséia brasileira
  • Nassau, o homem e o mito
  • Nassau, feitos e farsas
  • As batalhas dos Montes Guararapes
  • Tabocas e Casa Forte, dois gritos de liberdade
  • Histórias do folclore
  • O mágico poder de pensar
  • Pensando como certo vagabundo [1]


De 19 a 23 de Abril - Formação continuada dos professores


De 26 a 29 de Abril - Semana da Cultura Indígena
Programação: Filmes, debates, artesanato indigena, exposições e Homenagem ao indigenista Orlando Villas Boas.

sábado, 6 de março de 2010

NOÇÕES DE TURISMO: ALUNOS VISITAM HOTEL FAZENDA PORTAL DE GRAVATÁ





O Dia do Turismo, hoje, não poderia ser comemorado de uma forma melhor, tal qual foi propiciado aos alunos das 4ª séries - A e B, da Escola Municipal John Kennedy, que tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Hotel Fazenda Portal de Gravatá, e ainda puderam se divertir no parque e saborear um delicioso lanche.
Fomos recepcionados pela recreadora Andréia, que nos apresentou a área interna do hotel, explicando a utilização de cada espaço. Visitamos a pequena cidade que fica em uma área próxima as baias, onde se avista uma igreja onde são realizadas missas aos domingos, inclusive com casamentos e batizados, um correio que abriga um museu, uma escola e uma praça.
Seguimos para a Horta Orgânica, cujos vegetais abastecem o restaurante do hotel. Há beterrraba, couve, coentro, alface, dentre outros.
Ao lado da Horta, há uma criação de avestruzes, que encantaram as crianças. Adiante, conhecemos os flats e aprendemos como é o funcionamento e compra desta parte de apartamentos do hotel.
Fomos até a área de recreação, e foi uma festa só. Todos se divertiram a valer nos balanços, escorregos, tirolesa, ponte. Uma festa!!
Mas, não acabou. Após o momento no parque, nos dirigimos até a área da piscina e fomos recepcionados pelo gerente do Hotel, Sr. Carlos, que nos acolheu e informou que receberíamos algumas instruções do Dr. Eduardo Cavalcante, diretor e proprietário do hotel.
Dr. Eduardo gentilmente explicou as funções exercidas no hotel, as potencialidades do turismo em Gravatá, as possibilidades de geração de emprego e renda, e a circulação do capital gerado pelo turismo, respondendo a todas as perguntas com paciência e bom humor.



Após a palestra, os alunos receberam um delicioso lanche e pousaram para as fotos ao lado do Dr. Eduardo, da equipe do Portal que nos recebeu e da estátua do cavalo que é simbolo do Portal - o Xodó.
Essa é uma experiência que certamente dará muito o que falar, e o assunto... vai dar muito "pano pra manga"! É assunto para o ano todo!!












quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PEQUENOS CONSERTOS, GRANDES RESULTADOS



ESCOLA MUNICIPAL JOHN KENNEDY TEM SUA ESTRUTURA MELHORADA COM INTERVENÇÕES ACERTADAS


Há muito relatamos alguns problemas enfrentados em sala, em consequência da falta de estrutura física da referida escola. Contudo, nesta semana, os pedidos e observações feitos pelos professores foram atendidos pela Secretaria de Educação e direção da escola.
Pequenos detalhes proporcionaram uma mudança grandiosa na escola, melhorando a qualidade do atendimento aos alunos, bem como para a realização de nosso trabalho.
Foram instalados 05 ventiladores novos, a iluminação foi trocada e aumentado o número de lâmpadas, além da substituição de uma porta de esteira por parede de tijolos que está em andamento.
Um fato que vale ser destacado é a ação da secretária Rosa da Silva Melo para acelerar as benfeitorias. A direção havia solicitado um eletricista para realizar os trabalhos à Secretaria de Obras. Sem ser atendida há mais de 01 mês, e mediante a urgência, relatou o caso à secretária que ordenou a contratação imediata de eletricista para realizar os trabalhos.

Todos saímos ganhando. Esse é o lema: TODOS PELA EDUCAÇÃO. A secretária realiza visita a escola amanhã (26) para conferir os trabalhos.

Nossos sinceros agradecimentos à secretária de educação do municipio Rosa da Silva Melo. Gratidão e reconhecimento são virtudes dos sábios!!

SURPRESA!!


ANIVERSÁRIO DA PROFESSORA GEÓRGIA RODRIGUES É COMEMORADO NA ESCOLA PELAS COLEGAS


No último dia 04 deste mês,a professora Geórgia completou idade nova, e recebeu os parabéns dos colegas e da direção da escola, que preparam um festa surpresa, com direito a bolo e refrigerante. Foi uma delícia!!
Para Geórgia, nossos sinceros votos de felicidades e muitos aninhos de vida. PARABÉNS!!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PLANEJAMENTO 2010


EQUIPE SE REÚNE PARA ACERTAR "O PASSO" DO ANO LETIVO

Nesta sexta-feira, a escola dispensou os alunos e reuniu os professores dos três turnos para elaborar o planejamento para o ano letivo de 2010. Foram discutidas algumas propostas e projetos, a fim de que o grupo trabalhe de forma onissona na busca de resultados efetivos.
Uma das propostas apresentadas pela Professora Sunamita Oliveira foi do Projeto "A Leitura no mundo e o mundo da Leitura", onde o principal lema é: "Ler é uma atitude inteligente". O trabalho discorrerá de forma interdisciplinar, buscando tornar nossos alunos leitores constantes, e letrados.
A equipe adotou a proposta apresentada pela coordenadora Hiolanda, de estabelecer a hora da leitura, todos os dias religiosamente, de forma conjunta, para que possamos criar o hábito da leitura, despertando a curisiodade e o interesse a partir da rotina.
O tema também abrangerá o tema que será abordado no desfile de 07 de setembro - Biodiversisade, em virtude de ser este o Ano da Biodiversidade.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CARNAVAL NA ESCOLA: RESGATE DAS MARCHINHAS E DESFILE DE FANTASIAS

Como forma de resgate e combate a erotização, nossa escola comemorou o Carnaval com uma apresentação de Marchinhas que foram estudadas pelas Turmas da 3ª e 4ª séries. Desde a primeira Marchinha, composta pela maestrina Chiquinha Gonzaga em 1899, para o carnaval carioca, no cordão Rosa de Ouro, até as sátiras gravadas por Silvio Santos, Claudionor Germano e outros.
Os alunos também realizaram um desfile de máscaras e fantasias, com prêmios para: originalidade e luxo!
Todos se divertiram, e a equipe mostrou como está afinada com o compromisso de oferecer o melhor!!







Fantasiadas e animadas!


Professoras (da direita para a esquerda):Geórgia,Alciene, Ana Marta, Sunamita , Valdinalva e Madalena





Tia Val com a turminha do Infantil III

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

POESIA NA VOLTA AS AULAS



ALUNOS DA 4ª SÉRIE INICIAM O ANO DESCOBRINDO O GÊNERO POESIA, SE PREPARANDO PARA A OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Dentro da perpectiva do projeto: "A leitura do mundo e o mundo da leitura", os alunos da 4ª série B começaram descobrindo o encantamento da poesia. A primeira delas foi "Ou isto ou aquilo" da escritora de Literatura Infanto-Juvenil Cecília Meireles.

Os alunos receberam a poesia cortada em tiras, com a missão de montar o texto na ordem correta, embora ainda não tivessem conhecimento a respeito desta sequencia. Reunidos em grupos, eles assim procederam.

Após o tempo determinado, foi solicitado pela professora que acompanhassem a leitura da poesia, da forma que foi escrita pela autora, e enumerassem as estrofes.

Um grupo se aproximou da ordem correta, com 04 acertos. Em seguida, todos anotaram a poesia, e realizaram uma leitura coletiva.

O próximo passo foi conhecer a Biblioteca da escola, e com ajuda da nossa bibliotecária, a Profª Roseli, os alunos puderam entrar em contato com outros autores do gênero poesia.

Os alunos escolheram um livro de poesia, com a missão de levar para casa, escolher a poesia de que mais gostou, a fim de apresentar para os colegas, amanhã, na sala de aula.

Teremos nosso primeiro Recital de Poesias!!




VOLTA AS AULAS! SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!!

ALUNOS DA ESCOLA JOHN KENNEDY SÃO RECEBIDOS COM HINO DE GRAVATÁ, ORAÇÃO E MUITOS LOUVORES



Este ano, o calendário do ano letivo iniciou no dia 03 de Fevereiro para os alunos das Redes Municipal e Estadual, e pelo menos em nossa escola, o trabalho já começou de uma forma diferente. Após ser realizada a chamada e localização dos alunos pela diretora Denise Batista, os pais foram dispensados e os alunos reunidos no pátio por todos professores. O boa tarde passa a ser coletivo, iniciando com a execução do Hino de Gravatá, e em seguida, são entoados louvores, a fim de transmitir uma mensagem de paz e de amor para nossas crianças. Este momento termina com uma oração, e todos em fila, se dirigem às suas salas para realização dos trabalhos didáticos. Este ano, estamos funcionando com 15 salas de aula, sendo 06 no turno da manhã, 08 à tarde e 01 à noite. Manhã e tarde com Educação Infantil e Ensino Fundamental I, à noite, com uma turma de EJA.






terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ACOLHIDA: METAS E COMPROMISSOS ASSUMIDOS




O ano letivo iniciou hoje propriamente nas escolas, com um encontro de todos os professores e demais funcionários, que dão suporte ao trabalho da educação.
No horário da manhã, realizamos a acolhida, que foi realizada com professores dos dois turnos (manhã e tarde), junto à coordenação da escola e coordenação de apoio pedagógico, respectivamente Denise Batista e Iolanda Cavalcante.
Foi apresentado o calendário para o ano letivo de 2010, além de algumas propostas de trabalho, como elaboração e execução de projetos pedagógicos.
Todos os professores receberam, além um de chocolate, como aconchego e boas-vindas, um kit com materiais básicos, adquiridos com recursos do PDE, tais como: caderno, caneta, cola, corretor líquido, resma de papel oficio, estojo, apagador, lápis para quadro branco, hidrocor e stencil.









segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PDE POSSIBILITA ALGUMAS MELHORIAS NO PRÉDIO DA ESCOLA


Através do recurso enviado pelo Governo Federal (Programa Dinheiro na escola), foi possível minimizar alguns problemas da estrutura física da escola, que funciona em um prédio alugado pela prefeitura de Gravatá.
Na frente de duas salas que ficavam para o poente, foram instalados toldos, evitando a entrada do sol no interior das salas durante as aulas, bem como, a plantação de duas árvores sombreiras, que além de amenizar a temperatura no local, ainda embelezam!
Foram instaladas pias, para que os alunos higienizem as mãos antes das refeições, além dos banheiros que foram desvinculados, tendo agora ambientes separados para meninos e meninas.